Esta ornamentação do pátio foi realizada pela minha colega Raquel incentivadora de leitura ('EXPERT" em implementação da cultura afro brasileira) e pelos estagiários das extintas oficinas de cultura e aprendizagem do horário integral de Nova Iguaçu. O mural, a presentação no telão com projetor ficaram de minha responsabilidade!
Esta apresentação foi em 2012.
As bandeiras africanas confeccionadas pela turma do 5º ano (prof Adriana) fizeram toda a diferença na ornamentação.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador."
Íntegra (cole na barra de endereços): rived.mec.gov.br/arquivos/aprendizagem.doc
A maior dilema dos educadores das séries inciais, é vencer o desafio da alfabetização. Para que isso ocorra é preciso possibilitar um ambiente de construção da identidade e autonomia, raciocínio lógico, expressão oral, escrita e corporal, durante o processo de aprendizagem. Com o advento das novas tecnologias abriu-se um leque de ferramentas para oportunizar aulas dinâmicas e atrativas para os educandos. Com tudo o professor deve fazer um bom planejamento e o mais importante, saber utilizar as ferramentas digitais, pois o uso descontextualizado destas pode ser um efeito ao contrario do que se espera.
O professor deve incentivar as pesquisas pela internet e a construção de atividades com o uso do computador, porém deve estar atendo ao "ctrl c + ctrl v" que a maioria dos alunos fazem sem qualquer preocupação e o vício do "internetês" que de tanto utilizarem no habitualismo das conversas rápidas nas redes sociais, aderem aos seus textos escritos de redação, dissertação ou o que for, achando que é o natural.
O vídeo abaixo dá uma dica para trabalhar com os alunos fazendo com que eles saibam onde é permitido e onde não é. Veja: